2010-10-25

O PAPEL DO TREINADOR DE 15'


O Objetivo principal do Treinador durante o intervalo de 15’ é influenciar positivamente o desempenho no segundo tempo, tanto quanto possível।


O técnico pode dar o feedback sobre a forma de como os jogadores estão a realizar individualmente ou coletivamente a leitura do jogo como uma equipe:

Discutir técnicas, táticas e físicas do jogo, incluindo formações, estilos de jogo, alterando tempos e condições de campo.
Um elemento chave de uma boa meia conversa é uma comunicação.
Este é um processo de duas vias, que consiste em dar e receber informação.
Treinadores podem aprender muito sobre o desenvolvimento do jogo no intervalo de tempo, ouvindo e pedindo aos atletas da equipe perguntas par estimular uma discussão nos dois sentidos.

No entanto, Enquanto no ônibus falar normalmente em bons momentos, ser responsável e dar Instruções, Atletas são freqüentemente pobres ouvintes?

Também é importante notar que a comunicação não é apenas verbal, 55% da nossa comunicação é o resultado não verbal do comportamento, ou seja, (linguagem corporal).
Um papel importante que o treinador deve desempenhar na comunicação, que incluí o tom de voz, timbre, ritmo e volume, e a postura corporal, respiração e do nosso movimento.

É importante lembrar que o desempenho esportivo também se relaciona aos processos:
Cognitivos (processo de conhecer);
Emocionais (reconhecer sentimentos);
Vontade (livre arbítrio)।


A estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória. Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota.

2010-10-02

Rapel

Rapel é uma actividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões e vãos livres bem como outras edificações.

Trata-se de uma actividade criada a partir das técnicas do alpinismo o que significa que requer preocupação com a segurança do praticante. Este deve ter instruções básicas e acompanhamento de especialistas.

A actividade é praticada essencialmente em grupo onde cada integrante se deve preocupar com o companheiro, questionando qualquer situação que possa gerar um incidente e até um acidente.
Rappel é uma palavra que em francês quer dizer "chamar" ou "recuperar" e foi usada para batizar a técnica de descida por cordas.

O termo veio da explicação do "criador" do rappel, Jean Charlet-Stranton, por volta de 1879, quando explicava a técnica: "je tirais vivement par ses bouts la corde qui, on se le rappelle...." que quer dizer em tradução livre "Quando chegava perto de meus companheiros eu puxava fortemente a corda por uma de suas pontas e assim a trazia de volta para mim...", ou seja, ele chamava a corda de volta ao terminar a escalada e a descida de uma montanha ou pico.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rapel

Le Parkour

A história do Parkour no Brasil tem seu início no começo de 2004, quando jovens de São Paulo e Brasília começaram a se aventurar nessa prática de origem francesa, e estudar sua filosofia.

Em São Paulo, o grupo hoje conhecido como Le Parkour Brasil começava a imitar os videos de David Belle vistos na internet, enquanto que Leonard Ribeiro Jacinto (conhecido como Leonard Akira - Parkour Brazil) também treinava no interior de São Paulo.
Em Brasilia, aqueles que hoje são membros da Associação Brasileira de Parkour começavam quase que no mesmo período a estudar e praticar o que então parecia um esporte radical.

Em Julho de 2004, com o Orkut no início de sua estrondosa popularidade, a primeira comunidade brasileira de Parkour era criada, em forma de comunidade do Orkut com o nome "Le Parkour Brasil" (no final de Julho de 2004 contava com 7 membros, e agora em Junho de 2008 supera os 40000 membros). Na mesma época Leonard Akira criou o Blog Le Parkour Brasil, que se tornou a primeira página sobre Parkour do Brasil, sendo também a primeira a postar tutoriais de técnicas para iniciantes da atividade. Devido as suas características e aparente radicalidade, o Parkour no Brasil causou certa polêmica e seus praticantes eram frequentemente confundidos com vândalos.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Parkour_do_Brasil