2010-11-02

O PAPEL DO TREINADOR.

Um dos desafios mais difíceis que um treinador enfrenta na hora de promover o conflito saudável é o desejo de proteger os membros da equipe para evitar que se magoem.

O treinador é quem deve dar o tom para o foco nos resultados. Se os atletas da equipe sentirem que o treinador valoriza algo que não seja os resultados, tomará isso como uma permissão para agirem, eles próprios, do mesmo modo.

O treinador de uma equipe deve criar um ambiente que não penalize a vulnerabilidade, as exibições de vulnerabilidade da parte de um treinador devem ser genuínas; não podem, de modo algum, serem encenações.

Uma das melhores maneiras de perder a confiança de uma equipe é afetar vulnerabilidade para manipular as emoções dos outros.
CONFIANÇA E MOTIVAÇÃO.


Confiar é a recíproca de ser confiável.

Os indivíduos incapazes de confiarem uns nos outros freqüentemente não conseguem tornar-se líderes.

Todos os grandes relacionamentos, aqueles que perduram ao longo do tempo, precisam de conflito produtivo para que possam crescer.

O conflito ideológico se limita a conceitos e idéias; evita ataques maldosos e focados na personalidade.

Depois da sobrevivência física, a maior necessidade do ser humano é a sobrevivência psicológica – ser compreendido, confirmado, validado, valorizado.

Uma das características de uma equipe eficaz é a motivação, o compromisso com metas estabelecidas pelo grupo, sentimento de pertencer a equipe, obter maiores oportunidades de realização através do grupo.

E todos com um só pensamento, o que melhor faço para que meus companheiros superem as dificuldades.
ATITUDE E COMPROMETIMENTO - PRELEIÇÃO

Quando o Treinador está em uma sala antes do jogo para pré-eleição, na realidade ele esta a mudar o comportamento do atleta. As informações dadas estão relacionadas com a tática coletiva da equipe, bem como as estratégias a serem aplicadas no decorrer no jogo.

Ele deve enfatizar a motivação e o comprometimento de todos, fazer os atletas
perceberem que você realmente se importa. Aguardar a saída dos atletas na porta para tirar quaisquer dúvidas que vier a acorrer.

As duas maiores causas de falta de comprometimento são o desejo do consenso e a necessidade de certeza.

O que o treinador não pode fazer é valorizar excessivamente a certeza ou o consenso.
COMPORTAMENTOS IRRACIONAIS (MECANISMOS DE DEFESA)


Agressão (Hostilidade contra pessoas ou objeto);

Deslocamento (Desloca agressividade a outros alvos);

Racionalização(procura desculpas para o insucesso);

Regressão (Desistem regredindo a comportamento infantil);

Fixação (Repete comportamento improdutivo);

Fuga(Ignora ou foge do problema);

Resignação (Acomodação).
SCOULT TÉCNICO.


No futebol, a principal maneira de medir o desempenho é através da análise dos resultados dos jogos e colocações em competições.

Analisando o conjunto da equipe tem-se um resultado, porém existe outro parâmetro: pela análise individual de cada atleta, observado basicamente pelo número de;
Assistências realizadas aos companheiros;

Gols feitos;
Posse de bola;
Roubada de bola;
Finalizações;
Desarmes;
Cruzamentos;
Cabeceios (ataque e defesa);
Passes errados;
Cartões amarelos e vermelhos;
A disciplina nos treinamentos e a convivência em grupo;
Desenvolvimento dos treinos técnicos e táticos, balanço e sincronismo;
Todos esses fatores influenciam o desempenho da equipe.
EQUIPE DE FUTEBOL (ALTA PERFORMANCE).

O DIA SEGUINTE:

PENSAMENTO MOTIVACIONAL.

A vitória escapou de nossos pés, más isso não nos intimida em concretizar a próxima vitória que almejamos para deixar a nossa marca.

Portanto! “Se um homem conseguir vencer as diferenças entre a vida e a morte, se ele continuar a viver depois da morte, então talvez ele tenha sido um grande homem”. (James Dean, 1955)

Vamos deixar a nossa marca, deixar expressas as nossas características, e isso começa agora!

Porque uma marquinha a cada dia representará uma cicatriz ao longo do tempo, somos diferentes e melhores acredito nisso, porque para as grandes conquistas agir não é o suficiente, temos que sonhar, acreditar, e cada um de nós têm tudo isso.

Faça o seu melhor!


• Realinhar as metas.
• Reavaliar resultados bem sucedidos.
• Recriar propósitos e desafios.
• Reconstruir a equipe.
• Renovar o conhecimento.
• Reforçar o treinamento.
• Reconfigurar os recursos.
JOGO INTELIGENTE.

Não há melhor estímulo motivacional do que uma equipe com o objetivo definido e com orientação adequada, uma boa formação tática e estratégica adaptada ao jogo, com balanço e sincronismo perfeito.

É um jogo dinâmico e de grande complexidade e com variáveis. Entende-las significa dominar a lógica, não significa garantir a vitória no jogo. É muito mais que isso é preciso ser imprevisível.

Modelos táticos já existem há décadas; Ex.: 4x4x2, 4x3x3, 3x5x2, 4x2x2x2, 4x3x2x1, 3x4x3.

Sendo assim, é necessário que o atleta vá a busca do conhecimento, tornar o jogo previsível é minimizar a criatividade individual e coletiva do grupo, reconhecer o posicionamento da equipe, ocupar espaços vazios, deixar de ser um jogador polivalente e passar a ser um atleta multifuncional.